Emblema

Emblema

Mandadas fazer pelas Fundadoras, as armas da Congregação são uma figuração feliz do seu carisma. Sobre um fundo constituído pelo céu azul e por uma ondulação montanhosa, onde se vêem dois cedros, sobressaem os símbolos principais, as imagens estilizadas de uma igreja e de uma lâmpada. O conjunto é envolvido pelos castelos do escudo português, encimado pelas armas franciscanas, e completado, em baixo, por uma faixa com o lema: “Adoremus in aeternum Sanctissimum Sacramentum”. Embelezam o desenho duas folhas de acanto caindo dos ângulos superiores do escudo.

– A igrejinha campestre e humilde, simboliza a presença de Jesus nos sacrários e a comunidade cristã que nela se congrega e vive à sua volta.

– A Lâmpada, luz que ilumina (fé), chama que se ergue (esperança) e fogo que aquece (caridade), simboliza as irmãs, no seu ideal de adoração, reparação e serviço, como “companheiras inseparáveis” do Senhor no sacrário e testemunhos vivos no povo de Deus.

– O fundo, de céu, montes e árvores, representa o campo de trabalho da Congregação, entre a gente humilde, de preferência no meio rural.

– O escudo com os sete castelos sobre banda vermelha, exprime a origem portuguesa da Congregação.

– As armas franciscanas, colocadas ao alto, dizem que a espiritualidade franciscana, qual chuva fecundante, deve penetrar toda a vida das irmãs.

– As palavras “ADOREMUS IN AETERNUM SANCTISSIMUM SACRAMENTUM” constituem o lema da Congregação. Exprimem a essência do seu Carisma. São para nós uma definição e um imperativo.

Directório Geral, Artº 1

 
 

Links

Conheça alguns sites de interesse

MEL

Movimento Eucarístico de Leigos

AEF

Associação Elos de Fraternidade

Livraria Santa Clara

Subsídios Pastorais

Museu das SFRJS